Nossa História

O Começo

Voltar no tempo

Tudo começou invariavelmente com alguns desses anseios e muitos encontros pessoais. Mas para alavancar tudo isso, o divisor de fronteira, foi à ida de um grupo de artesão, artistas, ambientalistas e chefs de cozinha, agentes esses, pertencentes à economia criativa de Serra Grande, distrito de Uruçuca – Bahia, para o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes (MG).
  • Vontade, Integração, Desafios e Trabalho
Ação

Implantar uma versão

De volta, bastante motivados a realizar uma versão similar, embora com particularidades distintas, eles contagiaram todos com esse sonho. A ideia foi ampliada na comunidade. E, assim, nasceu a primeira edição do Festival de Arte e Gastronomia de Serra Grande, que aconteceu de 12 a 15 de outubro de 2017.
  • Idéia, Motivação e Contágio
Caminhando

Restruturação

Para equilibrar de fato os muitos interesses e propostas, a equipe organizadora do Festival de Arte e Gastronomia de Serra Grande – compilou sinteticamente as ideias e firmou de forma coletiva sua programação de atividades. Dando ênfase aos artesões, grupos culturais, chefs locais bem como convidando renomados gastrônomos através de curadoria.
Resultados

Revelações

Deste modo, em quatro dias de eventos na Vila de Serra Grande, a gastronomia, a arte e o artesanato foram valorizados de modo criativo e os diversos produtos e serviços apresentaram os saberes e sabores a partir de suas particularidades, culminando num momento transformador para a região. O festival revelou ainda uma série de pratos inspirados em seus eixos temáticos – cacau e chocolate, rede local de produção de alimentos, jangadeiros e pesca artesanal tradicional – numa miscelânea alinhada com vivências gastronômicas, palestras, oficinas, praça de alimentação, feira de artesanato, produtos da agricultura familiar, rodas de conversas com personagens do lugar, além de atividades artísticas e shows musicais.
  • Valorização e Particularidades
Impácto

Produção de Bens Culturais

Feito de modo horizontal, com espírito de aproximação, os organizadores conheceram os diversos trabalhos e serviços oferecidos na Vila e em seu entorno, oportunizando giro econômico e beneficiando a produção agrícola e cultural, vez que toda esta diversidade foi apreciada pelos moradores, turistas e visitantes que passaram pelo festival.
  • Festival, Arte e Gastronomia

Texto: Nerivaldo Góes com adaptações


Quer Saber Mais?

Estamos sempre dispostos
a esclarecer qualquer dúvida !

Realização

Patrocinadores